O Portal da Grande Teresina

quarta-feira, 2 de março de 2011

HISTORIA DE UNIÃO - PIAUI

HISTORIA DE UNIÃO - PIAUI



Município de União


União - PI


Significado do Nome


Região Pólo Teresina


HINO


HINO DE UNIÃO – PI






Letra: Antonio Carlos Ferreira


Musica:Lourival da Silva Lopes










União, terra querida.


Do sol tu és irmão, (Refrão)


Filha do Parnaíba.


És minha esperança.






Tuas sombrias verdes matas


Até parecem cascatas


Mas são lindas serenatas


Que a natureza criou.






Em cada rua, uma história


Dos vultos sagrados e glória


Que o teu povo heróico


Canta, assim, em teu louvor.






Azula no horizonte


Teu céu como linda fonte


É a natureza criando


Os nossos encantos mil.






Primeiro foste Estanhado


Fazenda antiga de gado.


Hoje tu és União


Pedaço do meu Brasil.














ANIVERSÁRIO DA CIDADE


Aniversário:17 de Setembro


Fundação: 1853


Gentílico: Unionense










Localização de União no Piauí














MUNICÍPIO DE UNIÃO - ESTADO DO PIAUÍ (PI)






Unidade federativa PI (17 )


DDD 86


Estado Piauí


Cep Inicial 64.120-000


Cep Final 64.120-000


Latitude -4,5800


Longitude -42,8500


Altitude 52


Area KM² 1182,2


Codigo Correios 5722


Codigo IBGE 221110






CENSO DEMOGRÁFICO IBGE






Ano Masc Fem Total % Var.


1996 18515 18402 36917


2007 41661 12,85 %


2010






COMO CHEGAR


Distâncias: 56 km da Capital


Localização de União no Brasil


04° 35' 09" S 42° 51' 50" O04° 35' 09" S 42° 51' 50" O


Unidade federativa: Piauí


Localização: Centro-Norte Piauiense


Mesorregião: Centro-Norte Piauiense IBGE/2008


Microrregião: Teresina IBGE/2008 [1]


Municípios limítrofes


Miguel Alves, Teresina, José de Freitas e Lagoa Alegre.


CARACTERÍSTICAS


A principal fonte de renda dos unionenses é o comercio e a agricultura.


Acesso Rodoviário: PI 112


Distância até a capital: 59 km


Características geográficas


Área: 1 173,447 km² [2]


População: 42 657 hab. IBGE/2010[3]


Densidade: 36,35 hab./km²


Clima: Tropical


Fuso horário: UTC−3


Indicadores


IDH: 0,601


médio PNUD/2000 [4]


PIB: R$ 201 767,530 mil IBGE/2008[5]


PIB per capita


R$ 4 707,71 IBGE/2008[5]


União é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 04º35'09" sul e a uma longitude 42º51'51" oeste, estando a uma altitude de 52 metros. O clima do município é tropical e seu bioma segundo dados do IBGE é o Cerrado e Caatinga. O seu relevo são os morros isolados, como o Morro do Urubu e o Morro do Apache Clube.


Sua população estimada em 2009 era de 43.135 habitantes.[6] Possui uma área de 1.173,447 km².


GEOGRAFIA


Localiza-se a uma latitude 04º35'09" sul e a uma longitude 42º51'51" oeste.


RELEVO E HIDROGRAFIA


O seu relevo são os morros isolados como, o Morro do Urubu e o Morro do Apache Clube, além de outros morros isolados na cidade e no interior da mesma. E seu principal recurso hídrico natural é rio Parnaíba. Esta é a principal fonte de subsistência dos unionenses. O município está a 52 metros acima do nível do mar.


VEGETAÇÃO


O Estado do Piauí possui várias formações vegetais, devido à posição geográfica e aos diferentes tipos de clima e de solo. E o município de União estabelece estas posições geográfica adaptadamente a um tipo de vegetação própria, estabelecendo assim à categoria Cerrado e Caatinga. Todavia, o município apresenta principalmente no meio rural a vegetação conhecida como "Mata dos Cocais". Este tipo de vegetação, situa-se entre a caatinga e a Floresta Amazônica, sendo, portanto uma mata de transição. É encontrada não somente no vale do rio Parnaíba onde os solos são mais úmidos. Apresentam várias palmeiras, tais como: carnaúba, babaçu, buriti, tucum, etc, de grande importância no extrativismo vegetal do Estado. Na vegetação de cerrado, a sua flora é muito rica, tendo espécies de grande valor comercial. Entre uma árvore e outra aparecem as gramíneas (plantas rasteiras) importante para a criação do gado. É a boas condições climáticas, por um solo fértil na plantação de arroz, feijão, abóbora, etc. Além da agricultura, é praticamente no cerrado a tradicional pecuária extensiva. Na vegetação de caatinga, apresenta vegetais que acumulam água em seus caules durante o período chuvoso para poderem sobreviver no período de estiagem. Destacam-se os vegetais: aroeira, marmeleiro, xiquexique, mandacaru, pau-pereira, unha-de-gato, etc e os cactos são os vegetais típicos da região.[7]


CLIMA


Temperatura Média


O clima predominante no município de União é o tropical[8]. Este é o clima predominante do Piauí abrangendo a maior parte do Estado, ocupando a porção centro-oeste. As temperaturas são elevadas e apresenta duas estações: uma de chuva e outra de seca, sendo que os meses mais chuvosos são: janeiro, março e abril.


HISTÓRIA DA CIDADE


DO ESTANHADO A UNIÃO: Um pouco da história do município


União teve sua origem em uma fazenda de gado com a denominação de "Fazenda do Estanhado” que foi fundada no início do século XIX, por iniciativa de seu proprietário de nome desconhecido. No local, foi construída uma capela para o exercício espiritual de sua família. A construção da capela fez com que se formasse um núcleo populacional em seus arredores que teve rápido desenvolvimento, decorrente da fertilidade das terras da região.


Diante disso, em 1826 foi proposto, pelo então presidente da província, a criação de uma freguesia no povoado do Estanhado e sua elevação de categoria. Inicialmente ignorada, continuando a ser povoado do Estanhado, subordinado à vila de Campo Maior. Em 27 de Agosto de 1853 na administração de Luis Carlos Paiva, vice-presidente interiano da província, foi criada uma Paróquia no povoado sob a invocação de Nossa Senhora dos Remédios. Pouco tempo depois, em 17 de Setembro do mesmo ano, o povoado foi elevado à categoria de vila com o nome de União.


União é um dos municípios mais antigos do Piauí, 1853, e foi desmembrado de Campo Maior.


A história da cidade e de sua gente registram-se muitos fatos que influíram na história geral do Piauí, especificamente a participação nas lutas pela independência. A história oral registra que toda a população pegou em armas demonstrando que o povo de União não ficou de braços cruzados pela libertação do Piauí.


União, que antes era conhecido como Estanhado foi o local aonde Fidié foi capturado e mais tarde fora levado para Oeiras e em seguida para o Rio de Janeiro e depois foi mandado para Portugal e foi recebido com honras por seu feito na guerra contra os brasileiros na região do Piauí, principalmente porque os exércitos brasileiros tinham pouco poder de fogo em relação aos portugueses, mas conseguiram prender e expulsar Fidié do País e o mandaram de volta para Portugal.


Depois da Guerra o Brasil ficou livre de Portugal para sempre, só que houve muitas mortes tanto para o Brasil quanto para a colônia portuguesa, mais muito tempo que o Brasil era colonizado por Portugal houve muito desvio de dinheiro por parte de Portugal. Mas também veio o progresso do Brasil com a chegada da mineração veio à exploração de ouro, e da agroindústria. Mas tarde o comércio começou a se expandir e vieram muitos escravos vindo da África e depois outras civilizações.


Diante disso, em 1826 foi proposto, pelo então presidente da província, a criação de uma freguesia no povoado do Estanhado e sua elevação de categoria. No entanto, a proposta foi ignorada, continuando a ser povoado do Estanhado, um simples distrito subordinado à vila de Campo Maior.


Só algum tempo depois, em 27 de Agosto de 1853 na administração de Luis Carlos Paiva, vice-presidente interino da província, foi criada uma Paróquia no povoado sob a invocação de Nossa Senhora dos Remédios e pela qual lhe fixamos os componentes limites territoriais.


Pouco tempo depois, em 17 de Setembro do mesmo ano, o povoado foi elevado à categoria de vila com o nome de União.


No dia 23 de Outubro de 1954, verificou-se a instalação solene da vila anexada à comarca de Campo Maior.


Para contribuir com o patrimônio da vila, o coronel de ilustre família piauiense, João do Rêgo Monteiro, que veria a ser o futuro Barão de Gurguéia, fez uma doação de extensas áreas de terras margeando o Rio Parnaíba, local onde se acha edificada a cidade. No regime Republicano, elevou-se a vila do Estanhado à categoria de cidade através do decreto estadual (28 de Dezembro de 1889). A cidade foi oficialmente instalada em 15 de novembro do ano seguinte.


Em 28 de Abril de 1890, foi anexado à comarca de União, através de decreto estadual, o município de Livramento, hoje José de Freitas, que até então era subordinado à comarca de Campo Maior. Três anos mais tarde, em 12 de dezembro de 1893 foi extinta à comarca de Campo Maior onde permaneceu até 12 de junho de 1896.


Em 9 de junho de 1898 foi criado o distrito de Livramento e anexado à comarca de União da qual se desmembrou em 6 de abril de 1931 em face da criação da sua própria comarca, mas em 1937 retornou a jurisdição de União.


Em Princípios do século XIX foi fundada, na margem do rio Parnaíba, a fazenda do Estanhado, e edificada uma capela. Iniciou-se assim, a formação de regular núcleo populacional, que teve rápido desenvolvimento, decorrente da fertilidade das terras da região. Em 1826, o Presidente da Província propôs a criação de uma freguesia na povoação do Estanhado e sua elevação à categoria de Vila, e, não tendo sido aprovada, continuou o povoado como distrito da vila de Campo Maior.


Só em 1853 foi criada a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, sendo o povoado elevado à categoria de Vila, com a denominação de União.






Para a constituição do patrimônio, o Coronel João do Rego Monteiro, Barão de Gurguéla, fez doação de terras marginando o rio Parnaíba. No regime republicano, a Vila foi elevada à categoria de Cidade.


União participou da Batalha de Jenipapo, em 1823, a maior luta em terras piauienses pela nossa independência, e da Guerra dos Balaios, quando as forças legais bateram os rebeldes, sob o comando de Ruivo e Pedregulho.


Distrito criado com a denominação de União, pela resolução provincial nº 348, de 25-08-1853.


Elevado à categoria de vila com a denominação de União, pela resolução provincial nº 362, de 16-09-1853, ou de 17-09-1853, desmembrado de Campo Maior. Sede na povoação de Estanhado.


Constituído do distrito sede. Instalado em 23-10-1854.


Elevado em condição de cidade com a denominação de União, pelo decreto estadual nº 1, de 28-12-1889.


Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.


Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.


No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.


Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.


Em Princípios do século XIX foi fundada, na margem do rio Parnaíba, a fazenda do Estanhado, e edificada uma capela. Iniciou-se assim, a formação de regular núcleo populacional, que teve rápido desenvolvimento, decorrente da fertilidade das terras da região. Em 1826, o Presidente da Província propôs a criação de uma freguesia na povoação do Estanhado e sua elevação à categoria de Vila, e, não tendo sido aprovada, continuou o povoado como distrito da vila de Campo Maior.


Só em 1853 foi criada a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, sendo o povoado elevado à categoria de Vila, com a denominação de União.


Para a constituição do patrimônio, o Coronel João do Rego Monteiro, Barão de Gurguéla, fez doação de terras marginando o rio Parnaíba. No regime republicano, a Vila foi elevada à categoria de Cidade.


União participou da Batalha de Jenipapo, em 1823, a maior luta em terras piauienses pela nossa independência, e da Guerra dos Balaios, quando as forças legais bateram os rebeldes, sob o comando de Ruivo e Pedregulho.


Distrito criado com a denominação de União, pela resolução provincial nº 348, de 25-08-1853.


Elevado à categoria de vila com a denominação de União, pela resolução provincial nº 362, de 16-09-1853, ou de 17-09-1853, desmembrado de Campo Maior. Sede na povoação de Estanhado. Constituído do distrito sede. Instalado em 23-10-1854.


Elevado em condição de cidade com a denominação de União, pelo decreto estadual nº 1, de 28-12-1889.


Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.


Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.


No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.


Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.


Começaram o crescimento desordenado e agora o mundo está sofrendo com as mudanças do clima causando enchentes, deslizamentos de morros causados pela água e por causa do desmatamento. Mas precisamos acabar com o aquecimento global e proteger todas as formas de vidas existentes na Terra.


Distrito criado com a denominação de União, pela resolução provincial nº 348, de 25-08-1853.


Elevado à categoria de vila com a denominação de União, pela resolução provincial nº 362, de 16-09-1853, ou de 17-09-1853, desmembrado de Campo Maior. Sede na povoação de Estanhado. Constituído do distrito sede. Instalado em 23-10-1854.


Elevado em condição de cidade com a denominação de União, pelo decreto estadual nº 1, de 28-12-1889.


Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.


Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.


No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.


Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.


PREFEITOS


Estes são alguns intendentes e prefeitos de União


• Clemente de Sousa Fortes


• Benedito José do Rego Filho


• Felinto do Rego Monteiro


• Segisnando Alencar Araripe


• Emídio Rodrigues da Cunha


• Apolinário Monteiro da Cunha


• João Osório Pires da Mota


• Joaquim Pires Barros


• José Carlos Lopes Lima


• Eulálio Costa


• Francisco Narciso da Rocha


• José Lopes de Melo


• Maria Castelo Branco de Medeiros


• Antônio Medeiros Filho


• Francisco Medeiros de Barros (1967-1970)


• Carlos do Rego Monteiro (1971-1972)


• Osvaldo Rego Melo (1973-1976)


• João de Araújo Borges(1977-1982) e (1989-1992)


• José Edmilson do Rego Mota (1983-1988) e (1997-2000)


• Gervásio Costa Filho (1993-1996) e (2001-2004)


• Gustavo Conde Medeiros (2005 - 2008)


• José Barros (2009 – 2012 atual)


BIBLIOTECAS


Biblioteca Pública Municipal de União.


ECONOMIA


A principal fonte de renda dos unionenses é o comércio e a agricultura. Possui um PIB R$ 130.856 mil IBGE/2006 e um PIB per capita R$ 3.085 IBGE/2006.[10]


Durante muito tempo, a pecuária manteve sua importância econômica para União e mesmo após seu declínio, União vendia gado bovino em pequena escala para Teresina e Fortaleza.


O extrativismo contribuiu para a economia do município, embora em pequena escala. As riquezas naturais em maior evidência são a carnaúba e o babaçu. Os principais produtos agrícolas eram a mandioca, arroz, milho, feijão, algodão e a cana de açúcar cujos excedentes da produção, até meados de 1950, eram vendidos para Parnaíba, Teresina e Fortaleza.


No início da década de 60 o coronel Gervásio Costa construio em suas terras no povoado Novo Nilo a agroindústria GECOSA - Indústrias Integradas Gervásio Costa S/A, que fazia o tradicional beneficiamento de babaçu e, durante muito tempo, foi uma das principais fontes de arrecadação do município. O cultivo da cana hoje é muito forte devido à instalação da usina de álcool - COMVAP (pertence à Usina Olho D´Agua de Pernambuco) que, juntamente com o comércio e serviços, mantém a economia da cidade.


INFORMAÇÕES ÚTEIS


PREFEITURA MUNICIPAL DE UNIÃO


Pc Br de Gurguéia, 443


União - PI, 64120-000


(086) 3265-1200 / (86) 3265-1059


CÂMARA MUNICIPAL DE UNIÃO-PI


Rua Areolino de Abreu, nº 221.


Telefone :(086)3265-1426.






SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Rua David Caldas s/n. CEP. 64120-000 - União - Piauí






AGENCIA DOS CORREIOS DE UNIÃO PI


Pç. Barão de Gurguéia, 34, Centro,União - PI


CEP: 64120-970


(086)3265-1135


SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE UNIAO


Rua anfrisio lobao 979, Uniao 64120-000, PI


Tel: (086)32651210






SECRETARIAS DA CIDADE DE UNIÃO PI






- Controladoria Geral do Município


- Controladoria Geral do Município


- Procuradoria Geral do Município


Dra. Clarice Monteiro


- Secretaria Municipal de Finanças - 3265-1200


Orcinilton Coelho


- Secretaria Municipal de Administração - 3265-1200


Orcinilton Coelho


- Secretaria Municipal de Saúde - 3265-1432


Fátima Sampaio


- Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania


Mercês Barros


- Secretaria Municipal de Educação e Cultura - 3265-1330


Dolores Vieira


- Secretaria Municipal de Obras Serviços Públicos


Jorge Coutinho


- Secretaria Municipal de Agricultura e do Meio Ambiente


Manoel Mariano de Sousa


- Secretaria Municipal de Desenvolvimento


- Secreetaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer


CÂMARA MUNICIPAL DE UNIÃO






Rua Luiz Fortes, s/n


Centro - União - PI - CEP: 64120-000


Tel: (86) 3265-1167






BANCO DO BRASIL S/A DE UNIAO - PIAUÍ


AGENCIA Nº 0243-7 - UNIAO






RUA SETE DE SETEMBRO, 5000 CENTRO


64120-000 - UNIAO (PI)






Atendimento ao público


De 09:00:00 às






Comunicação


•Fax: (86 ) 32651113


•Telefones: (086) 32651111/32651198/ 32651166






CARTÓRIO 2º OFICIO DE UNIÃO


Titular: MARIA DELINA PINHEIRO DO NASCIMENTO


TRAVESSA ANFRISIO LOBÃO S/N


CEP: 64.120-000


Fone: (086) 3265-1343






CARTÓRIO DO 2º OFÍCIO


Rua Anfrísio Lobão, 222 c 2OFI


Centro, União - PI


Tel: (86) 32651343


VIGILÂNCIA SANITÁRIA


Pc Br de Gurguéia, s/n


Centro, União - PI


Tel: (86) 32651266


CAPS DE UNIÃO PI


• Rua São Paulo, s/n - São Judas Tadeu


CEP: 64120-000 - União - PI


Tel: (86) 3265-1340 / 3265-1059 (fax)


CLINICAS, FARMÁCIAS, DORGARIAS, DENTISTAS E HOSPITAIS DE UNIÃO - PI


CLÍNICAS DE PSICOLOGIA DE UNIÃO-PI


Caps-Centro de Atenção Psicosocial Edison Almeida – União – PI


Endereço


Rua S Paulo, s/nCentro – União – PI


Telefones


(86) 3265-1340


DENTISTAS DE UNIÃO-PI


Rômulo Gueth Borges do Nascimento – União – PI


Endereço


Rua Anísio Abreu, 484Centro – União – PI


Telefones


(86) 3265-1191


FARMÁCIAS E DROGARIAS DE UNIÃO-PI


Drogaria Santa Clara – União – PI


Rua Anfrísio Lobão, 880Centro – União – PI


Telefones


(86) 3265-2444


Drogaria União – União – PI


Rua 7 de Setembro, s/nCentro – União – PI


Telefones


(86) 3265-1677


Farmácia Bom Breço – União – PI


Rua Benedito Rêgo, s/nCentro – União – PI


Telefones


(86) 3265-1575






Farmácia Ideal – União – PI


Rua Tomaz Gonçalves, 1939Centro – União – PI


Telefones


(86) 3265-1052






Farmácia Santa Edwiges – União – PI


Av Felinto Rêgo, s/nCentro – União – PI


Telefones


(86) 3265-1162


Ferreira, Wilson M – União – PI


Av Felinto Rêgo, s/nCentro – União – PI


Telefones


(86) 3265-1162


M I dos Santos Comércio – União – PI


Rua 7 Setembro, s/nCentro – União – PI


Telefones


(86) 3265-1677


ROCHA, ÉRICO S – UNIÃO – PI


Pc Mal Deodoro, s/nCentro – União – PI


Telefones


(86) 3265-1471


SILVA, DEUSIMAR S – UNIÃO – PI


Av Felinto Rêgo, s/nCentro – União – PI


Telefones


(86) 3265-1418






HOSPITAIS PÚBLICOS DE UNIÃO-PI


Hospital Dr José da Rocha Furtado – União – PI


Rua S Paulo, s/nCentro – União – PI


Telefones


(86) 3265-2048






Hospital Estadual de União Recepção – União – PI


Rua S Paulo, s/nUnião – PI


Telefones


(86) 3265-1116


HOSPITAL REGIONAL DE UNIAO PI


RUA SAO PAULO, S/N


64.120-970 Sao Judas Tadeu União (Piauí PI)


Telefone: (86) 3265-2048


Especialidades


Clínica Médica


Médicos


Aldo Jose de Oliveira Leal Clínica Médica






Antonio Jose de Assuncao Lopes Clínica Médica






Claudio Ferreira da Silva Clínica Médica






Filinto do Rego Monteiro Neto Clínica Médica






Jose Edmilson do Rego Motta Clínica Médica






Raimundo Nonato do Rego Clínica Médica






GUIA DE EMPRESAS DE UNIÃO PI






CEP 64120-000 - Praça Barão de Gurguéia - Centro - União – PI


RADIOS






FM VALE DO PARNAÍBA


Rua Aneirao Coutinho, 200


São Pedro, União - PI


• (86) 32651399






VANGUARDA FM, 95.5 KHZ


MSN locutorfederal@hotmail.com


mensagem de texto para o seu celular 9935 8117






RADIO UNIAO-AM


Frequência: AM


Município da Radio: UNIAO / PI






BANCO DO BRASIL SA AGENCIA 243


UNIAO / PI


CONTE FRUTICULTURA E AGROPECUARIA LTDA


UNIAO / PI


ASSOCIACAO DE DESENVOLVIMENTO C DA R DE GAMELEIRA


UNIAO / PI


MARIA DO CARMO SAMPAIO PIEROT ME


UNIAO / PI


G S IRENE ME


UNIAO / PI


J R SAMPAIO ME MATRIZ 1


UNIAO / PI


MARIA DULCE ALVES SALES ME


UNIAO / PI


A S M FILHO


UNIAO / PI


ANTONIO ALMEIDA ARAUJO ME


UNIAO / PI


E D REIS PEREIRA DE ALMEIDA ME


UNIAO / PI


FRANCISCO DAS CHAGAS SANTOS BAZAR ME


UNIAO / PI


ASSOCIACAO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITARIO DOS MEIOS


UNIAO / PI


O A DE MIRANDA ME


UNIAO / PI


ANTONIO RENILSON MACHADO OLIVEIRA ME


UNIAO / PI


ANTONIO CARLOS BARROS FERNANDES ME


UNIAO / PI


M G DO REGO MOTTA ME


UNIAO / PI


JOSE DE RIBAMAR RAMOS MERCEARIA ME


UNIAO / PI


BENEDITO CESAR DE CASTRO ME


UNIAO / PI


JOSE EDMILSON DO REGO MOTA JUNIOR ME


UNIAO / PI


JOSE SILVINO COSTA ME


UNIAO / PI


MANOEL MARTINS DE OLIVEIRA MERCANTIL ME


UNIAO / PI


ANTONIO GOMES DA SILVA REPRESENTACAO


UNIAO / PI


JOSE JOAQUIM FERREIRA DE ARAUJO ME


UNIAO / PI


ASSOCIACAO DAS MICRO PEQUENAS E MEDIAS EMP VAR DE UNIAO


UNIAO / PI


FRANCISCO MESQUITA ME


UNIAO / PI


ADAO DOS SANTOS ME MATRIZ 1


UNIAO / PI


MANOEL BARBOSA FILHO ME


UNIAO / PI


VICENTE JOSE DO REGO PRIMO ME


UNIAO / PI


H R SAMPAIO ME


UNIAO / PI


FRANCISCO JANUARIO BARBOSA ME


UNIAO / PI


VAREJAO SAO FRANCISCO LTDA


UNIAO / PI


JONAS ALVES PEREIRA ME


UNIAO / PI


IRMAOS LUSTOSA LTDA MATRIZ 1


UNIAO / PI


A DE ARAUJO BORGES COMERCIO


UNIAO / PI


ASSOCIACAO COMUNITARIA DO BAIRRO CRUZEIRO UNIAO PI


UNIAO / PI


AUGUSTA E RESPEITAVEL LOJA SIMB. BARAO DE GURGUEIA N 22


UNIAO / PI


JOSE OLIVEIRA DE SOUSA


UNIAO / PI


PETRONIO N V DE FIGUEIREDO


UNIAO / PI


FRANCISCO P DA SILVA EMPREITEIRA ME


UNIAO / PI


F R DA SILVA EMPREITEIRA ME


UNIAO / PI






BAIRROS E POVOADOS DE UNIÃO PI






Centro


Barragem


Beira Rio


Cocos


Coheb


Cruzeiro


Morro Pedreiro


Nossa Senhora das Graças


Rodovia


São Francisco


São João


São Judas


São Judas Tadeu


São Pedro


São Sebastião


Novo Rancho


Povoado Novo Nilo


Povoado São Felipe


Povoado Divinópolis


Povoado Zundão dos Binha


Povoado Zundao dos Moreira


Povoado Zundao dos Camilo


Povoado Bela Fonte


Povoado Volta dos Cadete


Povoado Montanha


Povoado Malhada da Areia


Povoado David Caldas










EVENTOS


Carnaval


Festejos de São Raimundo Nonato


Festejos de Nossa Senhora da Conceição


União Fest Folia


PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS


O município de União embora pouco conhecido, apresenta alguns pontos de valor turístico.


A cidade de União fica a 59 quilômetros de Teresina e tem como principal atrativo o Rio Parnaíba, que separa o Piauí do Maranhão.


BEIRA RIO


Local com vários restaurantes, onde pode ser apreciado diversos tipos de peixes, entre eles, o mais famoso da Cidade: Arenga na rasa.´Quem


come se apaixona.


BARRAGEM


Local de grande beleza, a barragem fica a 8 km do centro da cidade. Possui barracas com alimentos e bebidas.


BALÃO CURTSOM


CABANAS


CLUBE APACHE


Local privilegiado, com pisciina, localizado em um dos muitos morros da cidade, de onde se pode ver toda a cidade. Temperatura agradável e possui restaurante e bar.


MORRO DO URUBU: Não se sabe a origem do nome do morro, também chamado de Morro do Cruzeiro. Encanta pela sua beleza natural de um morro ocorrido como todos os morros do mundo por um acidente geográfico constituído por pequena elevação de terreno com declive suave.


KAIS: Local com várias barracas, oferecendo diversos tipos de peixes, entre eles, o prato típico Arenga na Brasa. O local fica localizado às margens do rio Parnaíba.


IGREJA MATRIZ:


De grande beleza, a igreja atrai pela sua beleza e antiguidade,Nossa Senhora dos Remédios, esse é o nome da igreja, é datada do tempo do surgimento da cidade. Ela encanta por sua beleza e por sua antiguidade.


Cachoeira da formosa: A Cachoeira da Formosa, assim como é chamada, fica localizada na localidade Formosa no interior do município de União. O principal período escolhido pelos banhistas ou turistas é no período mais chuvoso em União que vai de janeiro à março.


Canto da Cana-Brava: Este local fica localizado no interior do município de União na localidade Cana-Brava, apresentando uma paisagem natural. Neste local destacam-se os velhos poços naturais que nunca secam, as piscinas naturais, rochas elevadas construídas pela ação dos ventos, um paredão de pedra (rocha), entre outros. O local também apresenta uma minirocha com o formato do mapa do Brasil e um pilão de pedra no qual deve-se ter bastante anos. Arte local: destaca se se Francisco Lima que trabalha com pintura com areia. Destaca-se ainda a Furna da Onça ou simplesmente Toca do Jacaré. Nesta furna encontram-se jacarés debaixo de uma rocha, tipo uma minicaverna codutora de água.


DEMOGRAFIA


Estima-se que sua população em 2009 era de 43.135 habitantes.[6] União apresenta várias raças misturadas, o branco devido a colonização dos exploradores portugueses, o índio devido as mais diversas nações que habitavam o nosso Estado e inclusive acredita-se que União já fora um dia habitada por índios tremembés, o negro de origem africana e várias outras raças diferente.


Evolução populacional[10]




1991 1996 2000 2007 2008 2009


41.328 36.883 39.801 41.661 42.859 43.135


CORONELISMO


Entre os séculos XIX e XX, União foi administrada por coronéis da linhagem "Rego":


• Coronel João do Rego Monteiro (1809—1897)


• Coronel João do Rego Monteiro Filho


• Coronel Benedito José do Rego (1842—1915)


• Coronel Benedito José do Rego Filho


• Coronel Filinto Rego (1886—1946)


CIDADÃOS NOTÓRIOS


• Fileto Pires Ferreira (1866—1917), político


• Jose Raimundo Bona Medeiros (1930—), político


• Antônio José Castelo Branco Medeiros (1950—), político


• Sibá Machado (1958—), político


• Fenelon Rocha(1959—), jornalista e professor


• Chico Teófilo(1952), vaqueiro e político










Atenção: Se tem fotos ,vídeos, sugestões e informações sobre a cidade de União PI, nos envie pelo cajuína email: portalcajuina@hotmail.com






AUTOR: José Rodrigues


Zezinho Manganga






FOTOS: Diversas






FONTE: Compilação Diversas






POSTADO POR: Zezinho Manganga


http://portalcajuina.blogspot.com/






portalcajuina@hotmail.com


domeldorado@hotmail.com










(086) 9493 - 2070






EM: 03/03/2011 as 23:55







Powered By Blogger