O Portal da Grande Teresina

terça-feira, 21 de junho de 2011

Novena de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro

Novena de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro



Paróquia São José Operário, na Vila Operária


em Teresina PI


Rua Gabriel Ferreira, 1832 – Vila Operária


Cx. Postal 199, 64.002-350 Teresina - PI


Fone: (086) 3213-2714 fax (086) 3213-3711


E-mail: alanng@secrel.com.br


Pároco: Pe. Alan Noel Glynn, CSsR


Vigários Paroquiais:


Pe. Alberto Mc Gettrick, CSsR


Pe. Marcelo Sousa, CSsR.


Pe. Francisco Antonio Barbosa da Silva, CSsR.



Horários das Novenas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:


05:50h Novena


06:30h Missa


07:00h Novena


08:30h Novena


09:30h Missa


10:30h Novena


12:00h Missa e Novena


15:00h Novena


16:00h Novena


17:00h Novena


18:00h Missa e Novena


19:00h Novena


20:00h Novena



Horários das Confissões:


Das 06:00h às 11:00h e das 15:00h às 20:30h.



Em algum momento da vida você pensou em fazer promessa?Que tal colocar a imagem de um santo de cabeça para baixo ou dar uma passadinha na terça-feira pela famosa “novena da Vila”?


Há mais de 40 anos a tradicional “Novena da Vila”, do bairro Vila Operária, zona norte da capital, faz parte das terças-feiras dos católicos teresinenses.


12 mil, essa é a média de público que freqüenta atualmente as novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


Desde maio de 1959 as novenas acontecem na igreja, implantadas por padres redentoristas americanos. A partir de 1964 passou a ser conduzida por padres redentoristas irlandeses.

Pe. Albert Gettrick

Fundada em 1732 na Itália, a família religiosa redentorista busca evangelizar os pobres por meio de Missões Populares. 161 anos depois os redentoristas vieram para o Brasil. Eles são responsáveis pelo atendimento de romeiros em santuários como o de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo, o maior da América Latina. O ponto principal da pregação dos redentoristas é a devoção a Maria, representada pela imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Por onde passa, essa família religiosa insere as novenas de culto à santa, independente de qual seja o padroeiro da igreja.





Religiosidade no Piauí




O Censo Demográfico de 2000 revelou que o Piauí é considerado o estado mais católico do país. Em 2004 o Centro de Estatística Religiosa e Investigação Social (CERIS) constatou que 89% dos católicos piauienses acreditam em Maria.

“A novena é uma coisa de muita tradição aqui, tem uma freqüência bem grande em todas as sessões toda terça-feira..."


Os piauienses têm uma recepção nata pela religião e possuem uma devoção especial por Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “A novena é uma coisa de muita tradição aqui, tem uma freqüência bem grande em todas as sessões toda terça-feira.


É uma participação bastante ampla e entusiasmada. O trabalho principal aqui é a Novena”, explica o Pe. Albert Gettrick, 56 anos, da Congregação do Santíssimo Redentor, natural da Irlanda e que há dois anos e meio encontra-se na Paróquia de São José Operário.


A maior parte das pessoas que participam das novenas busca alcançar alguma graça concedida pela santa. Uma vez alcançado o pedido, a rotina de participação nas novenas é justificada pelo agradecimento e pagamento da promessa.


“As pessoas sentem a necessidade de acreditarem em algo que as façam prosseguir no dia-a-dia”


Sávia de Sousa, 21 anos (estudante de história)


“As pessoas sentem a necessidade de acreditarem em algo que as façam prosseguir no dia-a-dia”, avalia a estudante de história Sávia de Sousa, 21 anos, que há um ano e meio pesquisa os fatores que motivam a população a participarem das novenas da Vila Operária.Ao longo do desenvolvimento de seu trabalho, ela observa que o tradicionalismo das novenas é reforçado pelo santuário da imagem,“ele não é reconhecido oficialmente pelo Vaticano, mas as pessoas têm um apego especial, vêem como algo diferente das outras igrejas e das outras novenas”, explica.


Entre um pedido e outro, os devotos acabam se acostumando a freqüentar periodicamente as novenas. É dessa forma que a tradição se firma e aumenta o número de pessoas que depositam a fé na santa.


“Todas as graças que alcancei foi por intermédio de Nossa Senhora, acredito tanto nela que estou sempre em dívida”


Maria Oliveira, 56 anos


Há quatro anos, a dona de casa Maria Oliveira, 56 anos, participa das novenas e acreditada no poder mila“Todas as graças que alcancei foi por intermédio de Nossa Senhora, acredito tanto nela que estou sempre em dívida”, destaca.


Eram apenas três novenas a cada terça-feira. A tradição aumentou de tal forma que hoje são realizadas 9 sessões para atender a demanda de fiéis. O espaço físico da igreja também foi ampliado ao longo dos 50 anos de sua existência com o objetivo de acomodar o crescente número de freqüentadores, que também podem acompanhar o primeiro ritual (5:45h) pela televisão.


Não é apenas a igreja que atrai os fiéis. O Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também chama atenção dos devotos.


A estrutura encontra-se na parte externa da igreja, trata-se de uma gruta de pedras que tem em seu interior a imagem da santa protegida por uma estrutura de vidro.



Paralelamente à evolução religiosa, ocorreu também o crescimento comercial em torno da igreja. Além de suvenires religiosos (blusas, pingentes, miniaturas da santa, entre outros), é notória a presença de ambulantes e barraqueiros comercializando alimentos. Ana Maria Ferreira, 40 anos, funcionária da casa paroquial há 5 anos, percebe o interesse popular pelos objetos que lembram a santa.“Os mais procurados são os livrinhos da novena”, ressalta.


Em busca de graças, pagando promessas ou mesmo pelo costume, os fiéis vêm de todos os cantos da cidade. Apesar de o nome ser Igreja de São José Operário, é a devoção mariana que mobiliza a população católica de Teresina e de outras cidades do estado.



A Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Vila Operária reúne muitos fiéis, entre eles políticos, colunistas sociais, autoridades do Estado e etc. A Novena é conhecida por muitos, tem mais de 50 anos de exitência e é uma das mais frequentadas durante as terças-feiras. Entretanto, o padre alerta sempre sobre as questões de vandalismo e roubo, pedindo para que as pessoas tomem cuidado com os pertences! Apesar dessa situação o que importa é a FÉ que reúne multidoões durante as celebrações!

 



AUTOR: José Rodrigues

FOTOS: Publicas

VIDEOS: http://www.youtube.com/watch?v=jsTl6IL6XVo

TV CIDADE VERDE

FONTE: http://www.obrarenascer.com.br/index.asp?pag=Noticia&tipo=11

http://www.uespi.br/foca/destaque3.html

http://www.180graus.com/salada/novena-da-vila-operaria-concentra-politicos-e-autoridades-320461.html

POSTADO POR: Zezinho Manganga

MSN: portalcajuina@hotmail.com

LINKS: http://portalcajuina.blogspot.com/

EM: 21/06/2011 as 22:20





















Powered By Blogger